segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ROMANOS CAPÍTULO 14:1-12

Afinal?Podemos comer de tudo?

Não escreveu Paulo:Um faz diferença entre dia e dia;outro julga iguais todos os dias,cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente?Não significa este texto que é indiferente o dia que guardamos,sábado ou domingo?Qual é o problema que Paulo aborda nesse capítulo na carta aos Romanos?A quem estava Paulo escrevendo?Evidentemente,Paulo se dirigia a uma igreja composta em grande parte de conversos do judaísmo.O cristianismo ganhou seus primeiros conversos entre judeus,e depois,entre os gentios[não judeus] tementes a Deus,que conheciam algo das Escrituras por sua convivência com judeus.A longa discussão dos capítulos 9,10 e 11,sobre a posição dos judeus no grande propósito redentor de Deus,é indicativa de que havia muitos judeus na igreja de Roma.Ora,um problema que preocupava o judeu convertido era se os costumes e dias de festas religiosas israelitas deviam ainda ser observados,sua dúvida não era sobre o sábado,o dia do Senhor,um dia especialmente honrado pelo quarto mandamento.Quanto a dias de festas religiosas,e havia vários,e certos hábitos alimentares,Paulo os considerava indiferentes,não havia mérito em observá-los,nem prejuízo espiritual em não observá-los,contanto que o cristão não fizesse disso depender sua salvação.É fácil compreender como para um judeu recém-converso era difícil romper com hábitos de longa data,que encontravam sanção no Antigo Testamento,nessas práticas meramente indiferentes,diz Paulo,cada qual devia estar de pé em sua própria convicção,e abster-se de julgar outros.Outro texto similar está em Gálatas 4:10-“Guardais Dias,e Meses,e Tempos,e Anos”,e Colossenses 2:16-“Ninguém,pois,vos julgue por causa de comida e bebida,ou dia de festa,ou lua nova,ou sábados”.O problema suscitado na carta aos Romanos era comum entre as igrejas cristãs primitivas,quando tantos de seus membros provinham exatamente da escola preparatória do judaísmo.A religião estava entretecida com o passado,com o qual se associavam tantos hábitos veneráveis,representava agoniante perplexidade,a posição de Paulo,era deixar absolutamente claro que ninguém é justificado pelas obras da lei,mas pela fé em Cristo.Os professores judaizantes trabalhavam assiduamente em todos os lugares para subverter o cristianismo.Os líderes judeus colocaram muitas leis cerimoniais além daquelas que Moisés escreveu.Por exemplo:Na Didachê[palavra grega que significa,a arte de ensinar],está escrito:Vossos jujuns não devem ser feitos nos mesmos dias com os hipócritas,pois eles jejuam na segunda-feira e na quinta-feira,mas deveis jejuar na quarta-feira e na sexta-feira”.Fonte:Edgar Goodspeed,The Apostolic Fathers,Na Americam Translation,New York,Harper and Brothers,1950,pág.14,citado na RA,08/1998,pág.09.Os judeus tinham dias específicos para jejuarem,jejuavam 2 vezes por semana,mostravam seu rosto triste quando praticavam essa cerimônia.Além disso,o jejum de rosto triste descreve muito mal a religião de Deus,que é alegre,feliz,e oferece um gozo espiritual permanente que só ela produz.Outro exemplo cerimonial que os judeus aprenderam dos Rabinos eram a forma de como eles oravam:Os fariseus tinham horários fixos durante o dia para orar,quando chegava a hora,oravam no lugar onde estivessem.Isso não era necessariamente mal.Deus não condena a oração em público,seja ela feita em lugar de culto ou em qualquer lugar.O problema  aqui era a motivação.Como os fariseus gostavam de que as pessoas os vissem orando,para que os encontrasse na rua ou nas praças,e até nas sinagogas,oravam em forma chamativa,ostentosa,para que todos os vissem.
Conclusão:

Romanos 14:1-12,Gálatas 4:10 e Colossenses 2:16,eram os festivais cerimoniais(sabáticos)dos judeus religiosos,leia mais sobre esse tema em:Isaías.1:13-14,Oséias 2:11,Amós 5:21-22,Jer 6:20;7:21-24;14:12,Miquéias 6:6-7,I Crônicas 23:31,Esdras 3:4-5,etc.Portanto o Dia e Dias,e não é outra coisa senão as festas judaicas que compunham a Lei Cerimonial,a saber:
1°-Sábado-Páscoa-14° dia do primeiro mês.
2°-Sábado-Festa dos Pães Asmos-21° dia do primeiro mês.
3°-Sábado-Festa das Primícias(Pentecostes)-6° dia do terceiro mês.
4°-Sábado-Memória da Jubilação(Festa das Trombetas)1° dia do sétimo mês.
5°-Sábado-Dia da Expiação(Yonkipur-Grande Yoma)10° dia do sétimo mês.
6°-Sábado-1° Dia da Festa dos Tabernáculos-15° dia do sétimo mês.
7°-Sábado-Último dia da Festa dos Tabernáculos-22° dia do sétimo mês.
Obs.Estes festivais obedeciam a um calendário anual e quando chegavam o Dia,era considerado sábado,e revestido de toda a santidade conferida ao Sábado do Sétimo dia da semana.Era considerado festas fixas igual:7 de Setembro,2 de Novembro,15 de Novembro,12 de Outubro,25 de Dezembro e 1° de Janeiro,etc.Na sexta-feira em que Jesus morreu os Sacerdotes pediram a Pilatos que  quebrassem as pernas de Jesus e dos ladrões para que morressem rápidos e fossem tirados da cruz porque no Sábado era Grande o Dia(João.19:31).Qual o significado Grande o Dia daquele Sábado?Resposta:O sábado cerimonial caiu justamente no dia de Sábado do Sétimo Dia da Semana ,Êxodo 20:8-10,por isso que João escreveu que era  Grande o Dia.Tudo isso(os sábados cerimoniais) foi encravado na cruz quando Jesus morreu,veja Colossenses 2:14 e Efésios 2:15.

Referências Bibliográficas:
Livro Despontar de uma nova era,pgs.227-229,edição de 1984,CPB.Dr.Sigfried Júlio Schwantes,fez doutorado  em estudos Vétero-Testamentários nos E.U.A.
Livro Assim Diz o Senhor,de Lourenço Gonzales,pgs.349-350,edição de 2008,editora Ados Ltda.
Digitado por:José Oliveira da Silva.
-





Nenhum comentário:

Postar um comentário