domingo, 21 de agosto de 2011

O QUE É O TANACH?

A palavra Tanach (ou Tanakh) (em letras hebraicas: תנך) é uma palavra da língua hebraica, que foi formada com as iniciais das palavras Torá, Neviim uChetuvim (em letras hebraicas: תורה, נביאים וכתובים), que significam “Lei, Profetas e Escritos”, que são as três partes da Bíblia hebraica.

Torá (ou Torah), que significa Lei, é o nome da primeira parte da Bíblia, que é constituída pelos cinco primeiros livros da Bíblia, que são Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Estes cinco primeiros livros da Bíblia, na verdade são um só livro, chamado “O Livro da Lei” (em hebraico, Sêfer Torá), ou simplesmente “A Lei” (Torá), ou “A Lei de Deus”, ou “A Lei de Javé”, ou “A Lei de Moisés”, ou Pentateuco (em hebraico, Chumash”).

Neviim, que significa Profetas, é o nome da segunda parte da Bíblia, que é constituída pelos livros de Josué, Juízes, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Chetuvim, que significa Escritos, é o nome da terceira parte da Bíblia, que é constituída pelos livros de Salmos, Jó, Provérbios, Rute, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Lamentações, Ester, Daniel, Esdras, Neemias, 1 Crônicas e 2 Crônicas.

Ao todo, o Tanach tem 39 livros.

O Tanach é chamado pelos católicos e protestantes, ou evangélicos, de Velho Testamento, ou Antigo Testamento, sendo que o Antigo Testamento dos católicos contém também, além dos livros do Tanach, mais sete livros, que são livros apócrifos, que eles chamam de “deuterocanônicos”, e contém também adições ao livro de Ester e adições ao livro de Daniel.

O Tanach é a parte incontroversa da Bíblia, pois a Bíblia é um conjunto de livros inspirados por Deus, e cada religião ou seita tem a sua própria lista de livros que considera inspirados por Deus, mas os 39 livros do Tanach fazem parte das Bíblias de todas as religiões ou seitas.

A lista de livros considerados inspirados por Deus se chama “cânon”.

A palavra “cânon” é derivada da palavra grega “kanon”, que significa “regra”.

Para mais detalhes sobre o cânon de cada religião ou seita, veja a seguinte página:


Que Javé (Yahveh) vos abençoe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário