terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sinagoga Samaritana com 1500 anos de idade descoberta em Beit Shean

Enviado por Diretor do Cafetorah em dom, 03/10/2010 - 01:15 Notícias Diárias de Israel Arqueologia Bíblica

A sinagoga Samaritana com 1500 de idade foi descoberta.

Em escavações arqueológicas da Autoridade de Antiguidades de Israel está a realizar em Bet Shean, com financiamento do Ministério da Construção e Habitação:

Uma inscrição encontrada foi lá que diz: "Este é o Templo"

Uma sinagoga Samaritana, c. 1.500 anos de idade, foi descoberto antes das férias, a sudoeste de Bet Shean.

Os restos de uma sinagoga e fazenda que funcionava no período bizantino tardio, que eram desconhecidos até agora, foram expostas em uma escavação arqueológica realizada em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel e aprovado pelo Ministério da Construção e da Habitação, antes do alargamento de uma área residencial ao sul de Bet Ela, um meio quilômetro a oeste da rodovia Vale do Jordão (Estrada 90).

Segundo o Dr. Walid Atrash e Ya'aqov e o Sr. Harel, diretores da escavação para a Autoridade de Antiguidades de Israel, "A descoberta de uma outra sinagoga Samaritana no sul da região agrícola de Bet Shean não era de nossos conhecimentos existentes e nos traz a luz sobre a população samaritana deste período. Parece que as estruturas descobertas foram construídas no final do século V DC e continuaram a existir até a véspera da conquista muçulmana em 634 DC, quando os samaritanos abandonaram o complexo. A sinagoga que está sendo revelada desempenhou um papel importante na vida dos agricultores que habitavam a região, e serviu como centro da vida espiritual, religiosa e vida social. No período bizantino (século IV DC) Bet Shean se tornou um centro samaritano importante sob a liderança de Baba Rabá, momento em que os samaritanos eram concedidos a soberania nacional e livres para decidir seu próprio destino. Este foi o caso até o fim do reinado do imperador Justiniano, quando os samaritanos se revoltaram contra o governo. A rebelião foi derrotada e os samaritanos deixaram de existir como uma nação ".

O edifício que foi exposto consistiu de um salão retangular (5 x 8 metros), a frente da face ao sudoeste, em direção ao Monte Gerizim, que é o mais sagrado para com os samaritanos. Cinco recessos retangulares foram construídos nas paredes da sala de oração em que bancos de madeira foram provavelmente instalado. O chão da sala era revestido com um mosaico colorido, decorado com um padrão geométrico. No centro do mosaico há uma inscrição em grego, dos quais uma parte da sua última linha foi revelada:

Onde está escrito "Este é o templo".

Segundo a Dra. Lia Di Segni, da Universidade Hebraica de Jerusalém, que traduziu a inscrição, o plano do edifício, a orientação e o conteúdo de inscrição estão de acordo com uma sinagoga Samaritana.

É bem sabido que duas sinagogas Samaritanas foram descobertas no passado em Bet Ela, uma chamada de "Bet Leontis" e consiste em um complexo de moradias dispostas em torno de um pátio, uma sala de orações pequenas (7 x 7 metros) que serviu como parte de uma pousada que está localizada no sul do edifício. A segunda - a sinagoga Samaritana, localizado em Tel Iztabba - está situada fora das muralhas bizantinas.

Uma fazenda que se estende por uma área superior a 1.500 metros quadrados, foi exposta ao lado da sinagoga. Ela foi composta de um pátio central rodeado por armazéns e na sua parte sul, houve uma residência, um salão de convidados e instalações industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário