03/11/2011
Cronopio, fóssil encontrado na Argentina, teria olhos enormes, focinho alongado e dois grandes caninos. Scrat, criação do animador brasileiro Carlos Saldanha para a franquia de sucesso nos cinemas, tem as mesmas características, sem paralelos nos mamíferos de hoje
Quando o animador e diretor brasileiro Carlos Saldanha imaginou Scrat, uma criaturinha simpática e atrapalhada da franquia do cinema A Era do Gelo, pode ter se inspirado em animais de verdade. O bichinho é uma mistura estranha de esquilo com tigre dente-de-sabre. O curioso é quando a ciência parece imitar a ficção. Esse mesmo bichinho – um bem parecido com ele, pelo menos – pode ter existido de verdade, e justamente na era dos dinossauros.
Paleontólogos exploravam rochas com aproximadamente 95 milhões de anos na Argentina quando encontraram um crânio de 2 centímetros com grandes compartimentos para os olhos, um focinho comprido e dois caninos gigantescos, algo nunca visto em animais do período Mesozoico. Scrat?
Scrat, o esquilo com dentes de sabre criado por Carlos Saldanha para a franquia A Era do Gelo (Foto: Reprodução do YouTube)
Segundo Guillermo Rougier, da Universidade de Louisville, no Kentucky, Estados Unidos, responsável pelas escavações, Cronopio, nome dado ao pequeno e estranho mamífero encontrado na Argentina, é um exemplo de que o corpo dos mamíferos primitivos tinha formas sem paralelos hoje. Os olhos grandes são pistas de que, provavelmente, tratava-se de um animal noturno. “A função dos longos caninos é difícil de se imaginar”, disse Rougier à revista NewScientist. “Não existe modelo real para isso”, afirmou.
Não existe na vida real. Na cabeça de Carlos Saldanha existe. E os dentes – o animador poderia dizer ao cientista – servem para espetar nozes e criar muita confusão.
Fonte:Revista época
Nenhum comentário:
Postar um comentário