terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lei e Graça: Jesus veio nos salvar do pecado

 02/12/2008

 A Biblia diz que o pecado é a trasngressão da lei e onde não existe lei não existe pecado. Vejamos:

(1 João 3:4) - Todo aquele que pratica o pecado, também trasgride a lei, porque o pecado é a trasngressão da Lei.

(Romanos 4:15) - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.

A Lei de Deus é eterna, fundamento de seu governo e de seu trono. Embora tenha sido dada de maneira escrita no Monte Sinai, ela obviamente já existia antes:

Vejamos que José, 400 anos antes do Sinai já sabia que adultério era um pecado contra Deus:

(Gênesis 39:9) - Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?

José não havia lido os 10 mandamentos, mas sabia que era errado o adultério. Conhecia a lei de Deus.

A lei de Deus ou LEI MORAL é escrita por Deus no coração humano, sendo conhecida muito antes do Monte Sinai.

Visto que Deus sabia que o homem pecaria, ele proveu o plano da redenção desde a fundação do mundo:

(Apocalipse 13:8) - E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

No Éden mesmo Deus delineou todo o plano da redenção:

(Gênesis 3:15) - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

No futuro um descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente, mas também seria machucado no processo. Sabemos que se trata do MESSIAS.

O messias veio nos salvar de nossos pecados, pois nele mesmo não havia pecados. O pecado é a transgressão da lei então o messias veio nos salvar de nossa vida de TRANSGRESSÃO DA LEI.

(Mateus 1:21) - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

EX: Digamos que tenhamos adulterado, o que devemos fazer para ser salvo?

Resposta: Visto que a lei de Deus é eterna e ele não vai abolir sua lei para nos salvar, nós deveríamos receber a pena da lei de Deus que é a morte:

(Romanos 6:23) - Porque o salário do pecado é a morte,

Como houve o plano da redenção, Jesus veio e pagou a nossa pena, no nosso lugar:

(Hebreus 9:26) - Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

Quando cremos que Jesus morreu em nosso lugar, ESTAMOS LIVRES da pena da lei, que é a morte eterna.

Após CRER, temos que ir a ele confessar nossos pecados (no caso, o adultério) para que possamos ser perdoados:

(I João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Após ter confessado nossos pecados, estaremos PERDOADOS, SALVOS OU JUSTIFICADOS. Perceba porém, que Cristo não apenas perdoa nossos pecados, mas ele exige que paremos de quebrar sua lei, no caso, adulterar. Ele vem TIRAR NOSSOS PECADOS:



(João 1:29) - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
(Hebreus 9:28) - Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Uma vez que adulteramos e confessamos nosso pecado temos que PARAR DE ADULTERAR, visto que Cristo veio TIRAR nossos pecados:



(João 8:11) - E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.
Este processo de TIRAR os nossos pecados se chama SANTIFICAÇÃO. Sem ela ninguem verá o Senhor:



(Hebreus 12:14) - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
A BIBLIA DECLARA QUE CRISTO NOS LIBERTA DO PECADO



(Romanos 6:22) - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
Portanto, se alguem se declara SALVO é inconcebível que continue e quebrar qualquer mandamento da lei de Deus (exceto por ignorância)

O sacrificio do cordeiro no antigo testamento era feito em prol dos pecados de ignorância. Uma vez que saibamos o que é errado e continuamos praticando, trasnformamos a graça de Cristo em libertinagem e não podemos mais ser salvos:

Que possamos pelo poder do Espírito Santo pedir perdão a Deus por ter quebrado algum mandamento dele (Por ex: Lembra-te de santificar o dia de sábado Exodo 20:8-11) e que possamos viver uma vida de santificação progressiva, aguardando sua volta gloriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário