sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A ORIGEM DO NOME “JESUS” É PAGÃ?



Um número crescente de pessoas em algumas comunidades cristãs tem questionado e se oposto ao uso do nome”Jesus” para designar o “Filho de Deus”,o Redentor encarnado,cuja vida,ministério,morte e ressurreição,são claramente apresentados nas páginas do”Novo Testamento”.Tal oposição,tem sido fundamentada na crença de que o nome “Jesus”,é de origem pagã.”Quais são as bases do raciocínio dessas pessoas?”.Aqueles que se opõem ao uso do nome “Jesus”,argumentam que os apóstolos e as outras pessoas da”Igreja Cristã Primitiva”,jamais ouviram falar nesse nome”Jesus”.Tal nome só teria aparecido na “Bíblia Vulgata”,quando o”BispoJerônimo”,a pedido do “Papa Dâmasio”,traduziu as”Escrituras” do grego para o latim.Para eles,o objetivo de “Jerônimo e do Papa” ao introduzir o nome “Jesus” na”Vulgata”,era o de agradar os pagãos e atraí-los à”Igreja de Roma”.Para tal,foi composto um nome para o”Redentor”a partir de nomes de divindades gregas e romanas.
1°)-J(de Júpiter)e ESUS(deus das florestas da Gália antiga,o qual fazia parte de uma trindade divina-ESUS-TEUTATES-TARANIS-deuses aos quais se ofereciam sacrifícios humanos).Este Esus,era um deus romano,considerado o terrível Esus,por ser o deus dos trovões,do raio e da tempestade.
2°)-Antigamente o nome não era “Jesus Cristo”,e sim “ZESVS CRISTVS”.Tendo ligação com Zeus ou Júpiter para os romanos.
3°)-Os gregos escreveram o nome”IESOUS”,que também foi formado por duas divindades pagãs,IO(a amada de Zeus)e Zeus.Além do mais,para estas pessoas o nome “Jesus” quando escrito em hebraico daria”Yesus”,o qual teria um significado blasfemo:Je=Ye=Deus,e a palavra SUS=cavalo.Assim o significado do nome “Jesus” em hebraico seria:”Deus cavalo”.Portanto,os Bispos romanos ao introduzirem o nome”Jesus”na”Vulgata”,não estavam somente tentando agradar e atrair os pagãos,como descrito acima,mas também estavam difamando e blasfemando contra o”Nome do Redentor” e contra Deus.Eles estariam assim,cumprindo o que está escrito em “Apoc.13:5-6,-foi-lhe dada boca que proferia arrogâncias e blasfêmias”...e abril a boca...para difamar o Nome”.Segundo a profecia bíblica,esta”besta” que fala blasfêmias e difama o”Nome Sagrado do Redentor” seria adorada por todos os que habitam sobre a terra”Apoc.13:8”.E isso tem se cumprido pelo fato de que todos,tanto católicos-romanos como evangélicos,espíritas,pentecostais,umbandistas,etc.tem adorado o nome”Jesus”.Todos tem adorado assim os nomes dos deuses pagãos,e blasfêmias católico-romana contida no nome”Jesus”.
Argumentos apresentados a favor do Nome”Yehôshua”.
A favor do nome”Yehôshua” é argumentado que este Nome Sagrado é de origem hebraica,e que significa:”YEHÔ(YHVH)+SHUA(Salvação)”.Assim o nome quer dizer”YHVH é Salvação”.Desde que as palavras em hebraico advém de raízes que geralmente tem três letras.Então o nome”Yhôshua” contém as quatro letras do”Tetragrama”=YHVH”.Assim,o nome do Pai Celestial no “Velho Testamento”,está inserido no nome sagrado”Yeshôshua”,cumprindo deste modo o que está escrito em”João.17:26,de que o Filho veio para dar a conhecer o Nome do Pai”.Eles citam o texto de “Lucas.1:31-Salve agraciada...conceberás e darás à luz a um filho,e lhe porás o”NOME DE YEHÔSHUA”,e Ele salvará o Seu povo dos seus pecados,e At.4:12-“não há salvação em nenhum outro,porque abaixo do céu não existe nem um outro Nome,dado entre os homens,pelo qual importa que sejamos salvos”.”Ao falar isso,Pedro que era judeu,falava em hebraico e anunciava o Nome Sagrado Yehôshua,pois só nesse nome há salvação.O nome”Jesus”para eles,portanto não tem nenhum valor dentro das “Sagradas Escrituras”,consequentemente,os verdadeiros filhos de Deus são aqueles que crêem no”Nome Verdadeiro do Redentor”,e não naquele outro nome que aparece nas “Bíblias de origem Romana,a Vulgata”.Eles citam outros textos da Bíblia para tentar comprovar o que eles pensam.

Análise dos argumentos acima apresentados

Os argumentos usados contra o uso do nome”Jesus”demonstram desconhecimento da origem deste nome,e muita imaginação sem fundamento quanto a sua etimologia.Primeiro-a forma latina”Iesus”,que aparece na “Vulgata Latina”,não foi inventada ou criada por”Jerônimo”,mas é simplesmente uma transliteração natural do grego”Inoouç” para a escrita latina,ou seja:

I=I
n=e
o=s
ou=u
s=s
Quando ao nome grego”Inoouç”,ele representa a transliteração grega comum do nome hebraico”Yehôshua”=Josué,ou na forma abreviada”Yeshua”=Jesus.Assim,na”Septuaginta,tradução do Antigo Testamento hebraico para a língua grega”,Josué,é sempre referido como”Inoouç”(Iesous),o mesmo acontecendo com o nome de”Cristo no Novo Testamento grego”.O ditongo”ou” em grego,forma um só fonema com som”u”.A”Septuaginta”representa a primeira tradução feita do”Antigo Testamento”.”Rabinos judeus,no 3° século a.C”,traduziram os escritos do”Antigo Testamento”,escrito originalmente em hebraico”,com algumas porções em aramaico”,para a língua internacional mais falada do mundo de então,o”Grego”.Os escritos bíblicos assim tornaram-se acessíveis não só aos judeus da”Diáspora”,que em sua grande maioria não falavam nem entendiam o hebraico nem o aramaico,mas tabém a todo cidadão do mundo Greco-romano de então.Os livros do”Novo Testamento” foram escritos no 1° século A.D”,na sua maioria pelos próprios apóstolos de Cristo,ou por pessoas que estavam intimamente ligadas a eles.Ainda que Jesus tenha falado e pregado em aramaico,lido as escrituras em hebraico,e seus discípulos falassem maiormente o aramaico,a historia dos “Evangelhos”,do livro de Atos,as cartas de Paulo,Tiago,Pedro,Judas,o Apocalipse de João,foram todos escritos em grego,e todos esses escritos se referem a “Cristo” como”Inoouç,Iesous”.Em vista da origem e uso do nome grego”Inoouç,Iesous”,tanto na “Septuaginta” como no “Novo Testamento”,é inaceitável,e mesmo absurdo,a argumentação de que o nome”Jesus” reflete nomes de deuses pagãos(Júpiter+Esus,para os latinos,Io+Zeus,para os gregos.O autor deste tipo de argumentação desconhece a história da tradução e transmissão do texto bíblico do”Antigo Testamento” e da composição do texto do”Novo Testamento”.Foram rabinos judeus,para o”Antigo Testamento”,e os próprios apóstolos de Cristo,no”Novo Testamento”,que registraram o nome”Inoouç”,(Iesous) no texto bíblico,seguindo as normas lingüísticas comuns de transliteração de um nome hebraico para o vernáculo grego.Quando se lê o”Novo Testamento” em sua língua original,pode-se ver claramente que Paulo,por exemplo,pregava a”Palavra” de Deus em grego através de boa parte do império romano de então,proclamando a salvação,tanto a judeus como a gentios,em nome de”Inoouç”(Iesous).Seria um absurdo acreditar que Paulo não sabia o que ele estava fazendo,ou que intencionalmente ele estaria referindo-se a deusa”io e a Zeus”,blasfemando assim do”Messias de Israel” e redentor do mundo.A etimologia forçada do nome de”Jesus”,ligando-o a deuses pagãos,não só representa falta de conhecimento da parte daquele que a formularam,mas aparenta ser o resultado de um esforço preconcebido,deliberado,de encontrar nomes da antiga mitologia Greco-romana que pudessem ser combinados,de qualquer jeito,para dar impressão de que o nome”Jesus” tem origem pagã.Os erros e o modo forçado como os argumentos são apresentados chegam a ser aberrantes.Por exemplo:Por que”J representaria Júpiter?”Porque desconectar o”J da vogal e” que o segue?”.Aparentemente para poder ter o nome”Esus”,o nome de um deus da mitologia celta.Este nome parece ser particularmente atraente pelo fato de ser citado na literatura romana,pelo poeta”Lucano”,em ligação com dois outros deuses celtas(Teutates e Taranis),dando a impressão de uma trindade pagã.No entanto,um estudo sobre a religião celta e seu relacionamento com a religião e mitologia romanas,mostra a fragilidade dessa argumentação.Primeiro,os três deuses celtas citados acima,eram alguns dos mais importantes deuses da religião celta,mas não eram os únicos.O maior e mais importante deus era”Lugus” e no panteão celta aparece referência a cerca de 400 nomes de diferentes deuses.Assim,a noção de uma trindade pagã adorada pelos celtas e aceita posteriormente pelos romanos é uma idéia que não tem fundamento.Segundo,à medida que os romanos conquistavam novos territórios,eles identificavam seus deuses com os deuses locais,facilitando assim o sincretismo religioso e a aceitação da religião romana pelos povos conquistados.É muito discutível,no entanto,o quanto a crença em”Esus”,um dos deuses dos celtas,influenciou a mitologia romana.Em verdade,só se sabe que alguns escritores romanos o identificaram com”Mercúrio”,mas não se pode afirmar que em”Roma”,(Esus)passou a ser adorado como um deus.Terceiro,a indentificação de”Esus” com”Mercúrio”(que segundo a mitologia greco-romana,era o mensageiro dos deuses,o deus da eloqüência)não dá apoio algum à argumentação de que”Esus” era considerado pelos romanos como”o terrível Esus”,o deus dos Trovões,do raio e da tempestade.Essas características pertenciam a Júpiter(ou Zeus para os gregos)e não a”Mercúrio”,o poeta romano”Lucano” identificou o deus celta”Taranis com Júpiter e não com Esus”.Sem fundamento são as sugestões de que o nome”Inoouç”provém da fusão do nome da deusa”io”(a amada de Zeus)com o nome de Zeus,por parte dos gregos,ou que o nome”Jesus”corresponderia ao hebraico”Ye=Deus+Sus=cavalo”,e que teria sido criado pelos bispos romanos para blafesmar o nome do redentor e o nome de Deus.Como visto acima,o nome”Ynoouç”(Yesous)é a transliteração grega normal do nome hebraico”Yeshôshua=Josué”,ou de sua forma abreviada”Yeshua=Jesus”.O som de”sh”da letra hebraica”shin”é sempre transliterado em grego por”Mwvonç”(Moisés),de onde vem a forma latina”Moisés”.O sigma no final do nome”Inoouç(Iesous)é uma característica natural de certos nomes masculinos em grego(indicando o caso nominativo,a forma básica do nome,o mesmo ocorre com o nome”Moisés”.Dizer que”Yesus”é o correspondente hebraico de”Jesus”é desconhecer as línguas bíblicas e a maneira como nomes hebraicos foram traduzidos para o grego na antiguidade.Além disso,os argumentos usados contra o nome”Jesus” demonstram ignorância do fato de que esse nome aparece abundantemente na literatura judaica desde o 3° século a.C,até a época de”Cristo e dos apóstolos”.O historiador judeu”Flavio Josefo,35-100 A.D”,por exemplo,faz referência a pelo menos 19 personagens judeus que em sua época tinham o nome”Inoouç,Iesous”.Assim,o nome”Jesus”nada tem a ver com uma criação dos bispos de Roma,por volta do 4° século A.D,misturando nomes de deuses romanos,celtas,gregos,ou adicionando a palavra hebraica para cavalo ao nome de Deus,a fim de blasfemar contra o Redentor e contra Deus.Este nome já existia há pelo menos 600 anos no meio judaico quando”Jerônimo,347-420,A.D”preparou sua tradução da Bíblia para o latim,conhecida como a”Vulgata”.Ademais,pode-se perguntar se o nome hebraico,ou aramaico,de Jesus teria sido”Yehôshua”,se ele teria sido chamado pela forma abreviada”Yeshua”.As duas formas são totalmente plausíveis,no texto da”Septuaginta”tanto a forma”Yehôshua”(que quer dizer,YHWH é salvação)como”Yeshua”(que simplesmente significa,salvação),são transliteradas como”Inoouç(Iesous).No entanto,deve-se notar que a forma abreviada”Yeshua”parece ter-se tornado a forma mais comum do nome após o exílio babilônio.Já no texto bíblico,por exemplo em Neemias 8:17,o nome de Josué,aparece como”Yeshua”em vez de”Yehôshua”.Referência é feita a um certo”Yeshua”,filho de Jozadaque,em Esdras 5:2.A forma abreviada”Yeshua”é abundantemente atestada nos ossuários judaicos do 1° século A.D,encontrados nos arredores de Jerusalém,e em Leontópolis e Tel El-Yehudieh,no Egito.Tudo isso parece indicar que,nos dias ”Jesus”a forma mais usada e popular do nome seria”Yeshua”,e que este teria sido o nome de”Jesus”,em vez da forma mais arcaica”Yehôshua”.O texto do Novo Testamento parece indicar isso também,especialmente através do jogo de palavras que aparece nos textos da anunciação e dos cânticos registrados por Lucas,no seu Evangelho.Se o Anjo Gabriel anunciou a Maria que o nome do Redentor,que estava para nascer,seria”Yeshua”(Luc.1:31),que quer dizer”Salvação”,esse nome então aparece repetidas vezes nos cânticos registrados nos primeiros capítulos de Lucas.Assim,por exemplo,quando Zacarias canta em Luc.1:68-79,nos versos 76-77,ele teria pronunciado o nome de”Jesus”ao dizer:Tu,menino,serás chamado profeta do Altíssimo,porque precederás o Senhor,preparando-lhe os caminhos,para dar ao seu povo o conhecimento de”Yeshua”(Salvação),no redimi-lo dos seus pecados.Simeão,também,ao tomar Jesus nos braços,teria dito:”Agora,Senhor,despedes em paz teu servo,segundo tua palavra,porque meus olhos já viram o Teu”Yeshua”(Salvação),o qual preparaste diante de todos os povos:”Luz para revelação aos gentios,e para glória do teu povo de Israel,Luc.2:29-32”.O mesmo jogo de palavras parece estar por detrás do texto de Mateus 1:21,onde o Anjo do Senhor disse a José:”Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de”Yeshua”(Salvação),porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Fonte:Revista Teológica do Salt-Iaene,volume 3-Janeiro-Junho de 1999,pgs96-102,apresentado por:Reinaldo W.Siqueira,Ph.D.Professor de Antigo Testamento.

9 comentários:

  1. Estranho Roma Sincretizar TUDO e os Nomes serem Preservados né?
    Eu Prefiro o Nome Hebraico p/Nao correr o Risco! ;)

    ResponderExcluir
  2. eu quero aqui deixar registrado que: Na Bíblia Thompson pag. 1.378 "Almeida Edição Contemporânea" que eu tenho o João Ferreira de Almeida escreveu um trecho dizendo o seguinte: O Novo Testamento, isto he. Todos os Sacro Sacntos Livros e Escritos Evangélicos e Apostólicos do Novo Concerto de Nosso Fiel Salvador e Redentor Iesu Cristo, agora traduzido em português , Ministro pregador do Sacnto Evangelho. Com todas as licenças necessarias isto se de no ano de 1.681.pelo que eu tenho visto através de historiadores de que até o ano de 1.500 no Hebrico, aramaico e grego não existia a letra "J" e também no livro de Isaias 7:14 a profecia fala de um nome Emanuel na qual a profecia se cumpriu em Manyaoh 1:19 NA Sagrada Escritura e não nas Biblias agora aonde esta a profecia deste nome Jesus nos livros dos profetas e Salmos só se for nas Bíblias por que pelas Sagradas Escrituras não existe registro nenhum deste nome acreditem quem quizer leiam Is 52:6 e também en At 4:12.

    ResponderExcluir
  3. eu quero aqui deixar registrado que: Na Bíblia Thompson pag. 1.378 "Almeida Edição Contemporânea" que eu tenho o João Ferreira de Almeida escreveu um trecho dizendo o seguinte: O Novo Testamento, isto he. Todos os Sacro Sacntos Livros e Escritos Evangélicos e Apostólicos do Novo Concerto de Nosso Fiel Salvador e Redentor Iesu Cristo, agora traduzido em português , Ministro pregador do Sacnto Evangelho. Com todas as licenças necessarias isto se de no ano de 1.681.pelo que eu tenho visto através de historiadores de que até o ano de 1.500 no Hebrico, aramaico e grego não existia a letra "J" e também no livro de Isaias 7:14 a profecia fala de um nome Emanuel na qual a profecia se cumpriu em Manyaoh 1:19 NA Sagrada Escritura e não nas Biblias agora aonde esta a profecia deste nome Jesus nos livros dos profetas e Salmos só se for nas Bíblias por que pelas Sagradas Escrituras não existe registro nenhum deste nome acreditem quem quizer leiam Is 52:6 e também en At 4:12.

    ResponderExcluir
  4. o que eu tenho a acrescentar: como pode um anjo anunciar no cap 1.21 o nome Jesus e no cap 1.23 o nome Emanuel (Imanuùl em Hb) leiam 2 Pe (Kafos) 1.19-21 eu acredito estar a resposta do verdadeiro nome Emanuel temos que crer nas profecias que esta bem clara Isaias 7:14 e tbm no mesmo livro cap 8.8 Fiquem na Paz do Emanuel (Deus conosco)

    ResponderExcluir
  5. Desafio qualquer pessoa transliterar o tretagrama para o grego e conseguir transoforar o nome para IESOUS, ou para o português e achar o nome JESUS. Desculpem-me a sinceridade, mas quem escreveu este artigo não saber nem o que é transliterar, então não é digno de aceitação. Comecei a ler, mas quando COMESSEI A VER OS ERRO DE TRANSLITERAÇÃO FIQUEI ORRORIZADO.
    Sugestão: Seria interessante você estudar um pouco de hebraico e grego e até de latim para depois entender o que é transliterar.

    ResponderExcluir
  6. O diabo sabe que em nenhum outro nome a dados entre os homens pelo qual devamos ser salvo (yhwh) atos 4.12, e que a quele que invocar o nome dele será salvo e que ele herdeou um nome que é sobre todos os nomes e que o salvador pregou o nome do pai ou melhor foi umas das sua principal missao na terra pregar o nome do pai, por isso O DIABO ENCONTROU UMA FORMA DE SER ADORADO AO LONGO DOS ANOS COM ESSE NOME JESUS. MUITO SERIO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. O diabo sabe que em nenhum outro nome a dados entre os homens pelo qual devamos ser salvo (yhwh) atos 4.12, e que a quele que invocar o nome dele será salvo e que ele herdeou um nome que é sobre todos os nomes e que o salvador pregou o nome do pai ou melhor foi umas das sua principal missao na terra pregar o nome do pai, por isso O DIABO ENCONTROU UMA FORMA DE SER ADORADO AO LONGO DOS ANOS COM ESSE NOME JESUS. MUITO SERIO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Que texto PROLIXO. Tinha que ter ao menos um sumário para situar o conhecimento pulverizado.

    ResponderExcluir
  9. É gente não ta fácil não acredita no que o homem faz com as sagradas escrituras a verdadeira palavras do ALTÍSSIMO

    ResponderExcluir