segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO

Vamos analisar essa parábola que o médico Lucas cita em seu Evangelho do seu próprio nome:Luc.16:19-31.
1°) Porque Jesus falava em parábolas?Porque não era só ele que falava.Elas aparecem frequentemente no Antigo Testamento:Veja II Samuel.14:1-4;Isaías.5:1-2;Ezequiel.17:1-10 etc.E foram um método familiar de ensinamento entre os Rabinos do próprio tempo de Jesus.
2°)Quando Jesus estava chegando ao final do seu segundo ano de pregação,ele optou falar em parábolas porque os espiões judeus a mando dos sacerdotes começaram a persegui-lo com muito mais intensidade para poder achar alguma coisa para prendé-lo e posteriormente matá-lo.
3°)Somente aqueles que estavam com o coração aberto que entendiam as mensagens por parábolas.Sempre que possível Jesus explicava o significado das parábolas para os discípulos,porque as vezes eles não a entendiam(Mat.13:10;Mc.4:10).

Nesta parábola,muitos acreditam achar apoio para a crença popular de que,na ocasião da morte,os justos vão para o céu,e os ímpios(maus)para as chamas do tormento.E diante do fato de Jesus ter iniciado a ilustração com a palavra”Havia”...,alguns ousam mesmo dizer que não se trata aqui de uma parábola,mas sim,de um acontecimento real.Anteriormente Jesus cita a parábola do “Mordomo Infiel”no mesmo Evangelho de Lucas,veja:Luc.16:1-Havia um certo homem rico...,no entanto,essa parábola nunca deixou de ser uma parábola,e portanto,o mesmo deve também valer em relação à parábola do Rico e do Mendigo.Essa parábola é uma alegoria.Se todos os pobres fossem na ocasião da morte,para o seio de Abraão,então este deveria ter um seio assombrosamente grande,a fim de que pudesse conter a inumerável multidão de salvos.Se nós interpretássemos como sendo literal,então os que estivessem no céu reconheceriam seus entes queridos nas chamas do inferno.Pais e mães,por exemplo,veriam seus filhos que tivessem levado uma vida de impiedade,a contorcer-se em tormento,e ouviriam seus lancinantes(atormentados) gritos .Quão triste seria,para os salvos,um céu nestas condições!Se fosse literal,então os sentenciados,que devessem  estar nas chamas do inferno,teriam lábios materiais que pudessem ser refrescados com um pouco d’água trazida na ponta do dedo.Então as tais almas imateriais tem lábios e dedos materiais?Não adiantaria nada dar um pouquinho de água,numa temperatura de  1.000 graus como muitos evangélicos acreditam,pois a água iria evaporar-se. É,pois,evidente que a linguagem aqui usada por Cristo é tão simbólica como a que encontramos em Juízes 9:8-15:”Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei;e disseram à oliveira:Reina tu sobre nós...O motivo por que Cristo usou as referidas cenas para ilustrar sua lição objetiva,reside,evidentemente,no fato de que,nos seus dias,já prodominavam em muitas mentes,por influência do paganismo,idéias sobre o estado consciente dos mortos,inferno,purgatório,limbo,etc.Cristo,diante disso,enfrentou seus ouvintes no seu próprio terreno,porque,diz o Senhor,qualquer homem...que levantar os seus ídolos no seu coração...lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos(EZ.14:1).Cristo usou a tradição que prevalecia em seu tempo,embora contrária às Escrituras,ele não o fez com a intenção de sustentar o erro,mas de mostrar a incoerência do ensino dos fariseus e de sua posição,usando Jesus o próprio ensino errôneo deles.Ressaltava-se também o seu orgulho,que os levou a desprezar os pobres e a separar-se deles.No caso dessa parábola  existem duas verdades:1°)Nesta vida é que os homens decidem seu destino eterno,não há uma segunda oportunidade.2°)Os que recusam ouvir as Escrituras não seriam persuadidos nem mesmo que alguém ressuscitasse dos mortos,havia esclarecimento suficiente a respeito em Moisés(os cinco primeiros livros do Antigo Testamento,que se chama Pentateucos)e nos Profetas,designação popular para o resto do Antigo Testamento.Os mortos não recebem a recompensa por ocasião da morte,mas na ressurreição,conforme Jesus mesmo declarou certa vez:A tua recompensa,porém,tu a receberás na ressurreição dos justos,(Lucas.14:14).Abraão ocupa,na parábola,o lugar de Deus,o que concorda com o sentido nacionalista do folclore,mas dificilmente se enquadra com outras descrições bíblicas do céu.Em Mateus 8:11,por exemplo,Jesus declara que Abraão,Isaque e Jacó estariam sentados à mesa no reino dos céus,sem distinção de preeminência entre eles.O rico fez uma oração a Abraão:Pai Abraão,tem misericórdia de mim!(Luc.16:23).Disse Jesus:E o que pedirdes em meu nome,falo-ei,a fim de que o Pai seja glorificado no Filho(João.14:13).Devemos orar em nome de Jesus,conforme ensinou Jesus,e não em nome de Abraão!O rico não abandonara a crença de ser filho de Abraão,e em sua aflição é apresentado como a pedir-lhe socorro,Pai Abraão,orou ele,tem misericórdia de mim!Não orou a Deus,mas a Abraão.Assim mostrava que colocava Abraão acima de Deus,e confiava na salvação pelo parentesco com ele.O ladrão na cruz endereçou sua oração a Cristo.Senhor,lembra-te de mim,quando entrares no teu reino(Luc.23:42;Atos 4:12). O rico porém,orou a Abraão,e sua petição não foi atendida.Nem a Bíblia nem Jesus disseram que o rico era mau.Dizem apenas que era rico.E ser rico não é característica do desagrado de Deus;pelo contrário,a riqueza do cristão é sinal de bênçãos do céu.Jó,o habitante da terra deUz,homem sincero,reto e temente a Deus,este homem era maior que todos os do Oriente.Possuia 7.000 ovelhas,3.000 camelos e 500 juntas de bois e 500 jumentas,era também muitíssima a gente a seu serviço(Jó.1:1-3).Salomão,José de Arimatéia,Nicodémos,eram tão ricos que sua fortuna daria para sustentar a nação judaica por 10 anos,e no entanto não foi repelido por Jesus;pelo contrário,o Mestre amou-o profundamente.E a Bíblia informa simplesmente,nesta parábola:Havia um homem rico...e ele morreu.E isso não é,nunca foi,jamais será pecado tão grave que o possa lançar ao inferno.O que fez o rico para se perder e ser lançado no inferno?Não esqueça,Jesus apresentou simplesmente um homem rico,não disse que ele era transgressor da Lei de Deus,nem mau,nem avarento,nem que tinha adquirido sua riqueza com fraude,injustiça ou roubo,apenas um homem rico.Vejamos agora o mendigo Lázaro:Nem a Bíblia,nem Jesus,mencionam que ele tenha sido um crente bom e fiel,e muito menos cumpridor da Lei de Deus.Diz simplemente:Era um mendigo.Aceitar essa parábola literalmente é admitir que o Mendigo foi salvo pelos méritos da pobreza,o que contraria frontalmente o plano da salvação;pois é notório que o homem só será salvo mediante sua fé na aceitação de Jesus Cristo como seu Salvador.Se pobreza fosse sinônimo de salvação,todos os pobres se salvariam e não precisava de um Salvador.Vamos comentar desse seio simbólico de Abraão:Você não acha que esse seio de Abraão seja muito pequeno,porque no máximo este patriarca deveria ter de altura,2,30 m?E os pobres e mendigos que morreram antes de Abraão,para que seio foram? Bem,se apenas por ser mendigo alguém tem direito ao céu,o crente então jamais poderá ficar fora dele,e que seio é esse para caber tanta gente?Abel,que viveu antes de Abraão,para que seio foi?E Abraão,chamado o amigo de Deus,homem justo e bom,o pai da fé,morreu,e para onde foi?Para seu próprio seio?E nessa parábola é mencionado que o Rico tinha:Olhos(Luc.16:23),Dedos,Língua e tinha sede(Luc.16:24),e ainda Falava e ouvia(Luc.16:27-31).Ora,veja se não é claro:Se essas almas tinham dedos,é lógico que deveriam ter braços,se tinham línguas,forçoso é crer que tinham boca,se possuíam olhos,era preciso terem rostos.Se tinham tudo isso,teriam que ter um corpo completo.E se falavam e ouviam,certamente tinham sentimento,e esse era traduzido pela sede,e tudo isso porque o cérebro funcionava.Bem,ainda assim,os que preconceituosamente crêem na Imortalidade inerente da Alma,e do Galardão imediato após a morte,asseveram que essa parábola é uma doutrina, porque as Almas estavam conscientes através do diálogo que mantiveram(veja o que escreveu o sábio Salomão em Eclesiastes 9:5-6).É o seio de Abraão literal a habitação de todos os salvos que morreram?Não teria que ser excessivamente grande para acomodar tanta gente?Abraão nasceu aproximadamente 2.000 anos depois da criação de Adão,de acordo com a cronologia da Bíblia.Muitas pessoas justas morreram antes de Abraão morrer.Existia seu seio literal,como habitação dos justos mortos,antes que ele mesmo existisse? Na carta aos Hebreus lemos:Pela fé,Abraão,quando chamado,obedeceu,a fim de ir para um lugar que devia receber por herança;e partiu sem saber aonde ia.Pela fé,peregrinou na terra da promessa como em terra alheia,habitando em tendas com Isaque e Jacó,herdeiros com ele da mesma promessa;porque aguardava a cidade que tem fundamentos,da qual Deus é o arquiteto e edificador.Pela fé,também a própria Sara recebeu poder para ser mãe.Todos estes morreram na fé,sem ter obtido as promessas;vendo-as,porém,de longe,e saudando-as,e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.Ora,todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram,contudo,a concretização da promessa,por haver Deus provido cousa superior a nosso respeito,para que eles,sem nós,não fossem aperfeiçoados(Heb.11:8-13,39-40).Como poderia ser Abraão que estava no seu próprio seio?Se ele ainda não está no Paraíso e nem no céu?Ele, e as demais pessoas, aguardam a promessa de uma ressurreição para então irem para o céu.O rico passara a vida em complacência própria,e demasiado tarde viu que não fizera provisão para a eternidade.E além de tudo,está posto um grande Abismo entre nós e vós,de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem,nem de lá passar para nós(Luc.16:26).

Conclusão:
Significado do Grande Abismo:O grande abismo posto entre ele e Abraão,era o abismo da desobediência.Muitos há hoje em dia que estão seguindo a mesma trilha do rico dessa parábola.Embora membros da igreja,não são conversos(Religioso leigo),podem tomar parte no culto religioso e cantar o Salmo:Como o cervo brama pelas correntes das águas,assim suspira a minha alma por ti,ó Deus! Porém,dão testemunho de falsidade,aos olhos de Deus,não são mais justos que o maior pecador.A alma que anela excitamentos de prazeres mundanos,o espírito cheio de amor à ostentação,não pode servir a Deus.Como o rico dessa parábola,essa pessoa não tem pendor para combater os prazeres da carne.Anseia satisfazer o apetite,escolhe a atmosfera do pecado,repentinamente é arrastado pela morte ,baixa ao túmulo com caráter formado durante a vida em parceria com agentes satânicos.Na cova não tem a possiblidade de escolher nada,seja bom ou mau,porque quando o homem morre,sua memória perece,(Salmos.6:5 e Atos.2:29;34).

Referências Bibliográficas:
Apostila do Pr.Ênio dos Santos,Ação Missionária da associação catarinense.
Livro Forças Misteriosas que Atuam sobre a Mente Humana,pág.185,CPB,Dr.Fernando Chaij.
Livro Despontar de uma Nova Era,edição de 1984,pgs.265-266,Dr.Siegfried Júlio Schwantes,CPB.
Livro Parábolas de Jesus,edição de 1980,CPB,Ellen Goud White,pgs.263-264.
Livro Assim Diz o Senhor,edição de 2008,editora Ados,pgs.296-299,autor,Lourenço Gonzales.

Digitado por:José Oliveira da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário