Confirme-se e engrandeça-se o teu nome para sempre, e diga-se: O SENHOR dos Exércitos é o Deus de Israel, é Deus para Israel; e permaneça firme diante de ti a casa de Davi, teu servo. 1 Cr 17.24
Pedra de basalto com a expressão 'Casa de Davi' |
Uma inscrição contendo a expressão "casa de Davi" foi encontrada numa chapa de pedra basalto preto, e recebeu o nome Estela de Tel Dan. Esta chapa é fragmento de uma grande inscrição encontrada em frente à cidade de Tel Dan, anteriormente chamada Tell el-Qadi, ao norte de Israel. Sob a direção de Avraham Biran, do Hebrew Union College, Jerusalem, arqueologistas escavaram por mais e 20 anos quando o primeiro fragmento da inscrição de basalto foi descoberto em 1993, durante o projeto da restauração de um antigo portão. No ano seguinte, 2 pedaços menores da inscrição foram encontrados.
A expressão 'Casa de Davi' em detalhe |
No link abaixo você pode fazer um passeio virtual pelas ruínas dessa cidade.
http://www.3disrael.com/north/tel_dan.cfm
A largura do fragmento mede 32 x 22 cm, e a inscrição original tem treze linhas parcialmente preservadas e escritas em aramaico. É provável que as linhas 7-8 façam menção a dois reis de Israel e Judá, que reinaram entre 910 e 850 a.C: Jeorão, rei de Israel, e Asa, rei de Judá, referenciado na estela como rei da Casa de Davi.
Ruínas de Tel Dan |
A flecha do livramento
Essa época foi marcada por conflitos Síria-Israel, três vitórias foram profetizadas pelo profeta Eliseu conforme o texto bíblico de 2 Rs 13.14-19, que transcrevo na tradução Viva.
Quando Eliseu estava doente, passando muito mal, quase às portas da morte, o rei Jeoás foi fazer-lhe uma visita, e chorou ao ver o estado em que o profeta se encontrava. "Meu pai! Meu pai! O senhor é a força de Israel!" disse chorando. Eliseu disse ao rei: "Pegue um arco e umas flechas," e ele fez isso. "Abra a janela que dá para o leste," disse o profeta. Disse ao rei para colocar a mão sobre o arco, e Eliseu colocou as suas sobre as mãos do rei."Atire!" ordenou Eliseu, e o rei atirou.Eliseu proclamou então: "Esta é a flecha do Senhor, vitoriosa sobre o rei da Síria; pois o rei conquistará completamente os sírios em Afeque. Agora apanhe as outras flechas e atire-as contra o chão. " O rei apanhou as flechas e atirou três vezes contra o chão. Mas o profeta ficou zangado com ele. "Devia ter atirado contra o chão cinco ou seis vezes," exclamou, "pois então teria ferido os sírios até que eles ficassem completamente destruídos: agora será vitorioso somente três vezes."
Embora a quebra da estela tenha criado sérios problemas históricos, este é um dos mais importantes escritos encontrados em Israel, e o primeiro texto não bíblico que menciona a casa de Davi por nome. Há esperança que mais fragmentos desta estela sejam descobertos em futuras escavações. Com esta importante descoberta fica claro que o rei Davi é uma figura real da história antiga, como Jesus também confirmou, por exemplo, no episódio abaixo, registrado em Mateus 12:
Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
A escolha de Deus
1 Rs 8.16 Desde o dia em que eu tirei o meu povo Israel do Egito, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel, para edificar alguma casa para ali estabelecer o meu nome; porém escolhi a Davi, para que presidisse sobre o meu povo Israel.
1 Rs 2.11 E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário