Finados
No século II, os cristãos rezavam pelos seus falecidos, e no século V a Igreja já dedicava um dia do ano para rezar para todos os mortos que ninguém rezava ou nem eram lembrados. Desde o século XI a Igreja Católica levou as comunidades a dedicarem um dia aos mortos, e dois anos depois foi estabelecido que o dia a ser comemorado seria dia 2 de novembro. Agora, quem tá vivo pode responder: Maria e todos que morreram estão no Céu, inferno ou purgatório?
“E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa” (Jo 19.25-270).
O fato de Jesus ter confiado Maria aos cuidados do discípulo amado (João), é uma forte evidência de que ela permanecera em nosso mundo. Analisemos outro texto bíblico:
“Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival , que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele” (At 1.9-14).
Neste relato de Atos obtemos a confirmação de que após a ascensão de Jesus ao céu, Maria permaneceu na terra. É dito que após Cristo ter subido aos céus, “Maria perseverava em oração com os demais apóstolos e irmãos” (verso 14). As únicas pessoas mencionadas nas Escrituras como tendo sido arrebatadas ao céu em vida (não por ocasião da morte com ensinam alguns) foram Enoque(Gn 5.24; Hb 11.5), Moisés (Dt 34.6 e Jd 9 – antes de ir ao céu, Moisés foi ressuscitado) e Elias (2 Rs 2.9-12). Maria não está incluída nesta relação.
Cremos que Maria hoje está dormindo em Cristo, até aquele dia em que o Senhor voltará para ressuscitá-la e levá-la para o Céu juntamente com os demais justos (1Ts 4.13-16; I Co 15.23; Hb 11.39-40).
Alguns dizem: “mas Deus poderia ter levado Maria ao céu em vida sem mencionar isto na Bíblia”. Realmente, poderia se quisesse; mas se tal tivesse acontecido, como poderia ser provado? Não há base alguma para supormos isto. Um mistério de Deus não pode ser descoberto: “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Dt 29.29). Desta forma, se Maria tivesse sido arrebatada (o que não aconteceu de acordo com a Bíblia), ser humano algum saberia.
Lembremos que um dos passos iniciais no desenvolvimento de uma heresia é conjeturar[1] acerca de fatos não revelados; nestes casos, o silêncio é eloquência. Maria deixou-nos um importante ensino, se o cumprirmos, seremos verdadeiramente felizes: “Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2.5).
Ela disse que as pessoas devem fazer tudo o que Ele – Jesus Cristo mandar. Obedeça a Jesus e muitas bênçãos você receberá. Para descobrires o que Jesus quer de sua vida, basta ir às Escrituras (Jo 5.39). Nelas encontrarás o caminho a seguir.
Creia nisso. Seja feliz!
J.Washington
Leandro Quadros
Leandro Quadros
[1] Conjecturar: Julgar por conjetura; supor; presumir; prever. Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Ilustrado.. RRP Editorial Ltda, 1977: 1º Volume, 12. ed., p. 314.
Nenhum comentário:
Postar um comentário