segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Arqueólogos descobrem fábrica de vinho em área próxima onde Noé cultivou uvas após o Dilúvio



quarta-feira, 21 de setembro de 2011
 Primeiro centro de vinificação conhecido, situado em uma caverna
 na Armênia, próximo à fronteira sul com o Irã (Fonte: BibArch).
Em um recente artigo no Journal of Archaeological Science, arqueólogos, a partir de uma expedição conjunta entre armenios, americanos e irlandeses, anunciaram a descoberta do primeiro centro de operação de vinificação conhecido em uma caverna perto da fronteira sul da Armênia com o Irã. Este sítio encontra-se bem preservado graças a temperatura seca e a uma cama de fezes de ovelhas que acabou protegendo os artefatos. O mais interessante é que este achado fica a apenas 97 km de distância do Monte Ararat na Turquia, local onde o relato histórico-bíblico da vida de Noé relata que seu barco repousou quando as águas daquela catástrofe global baixaram.
É possível supor, portanto, que Noé foi o primeiro fabricante de vinho na era pós-diluviana.
“Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha” (Gênesis 9:20).
A palavra hebraica utilizada no verso acima é כּרם (kerem) que significa literalmente atividade de campo com videiras. O relato acima, infelizmente, levou a uma história triste que demonstra a realidade do ser humano quando, mesmo num simples descuido, se afasta de Deus, a famosa nudez de Noé quando estava embrigado.
“Bebendo vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda” (Gênesis 9:21).
A palavra original utilizada para vinho acima dá a entender que não era simplesmente o suco da uva, mas o suco da uva acrescentado de um processo de fermentação, tornando-o alcoólico. Tanto que, a palavra embriagado (heb: shâkar) remete a uma pessoa que saciou-se com bebida estimulante e a consumiu em abundância permitindo sua influência.
E embora muitos acadêmicos possam ser tentados a negar a historicidade das vinhas de Noé, a descoberta de evidências arqueológicas nas proximidades da mesma área onde a Bíblia registra que Noé também exerceu as mesmas atividades pode não ser tanta coincidência assim.
Fonte:http://www.bib- arch.org/bar/article.asp?PubID=BSBA&Volume=37&Issue=5&ArticleID=18

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Chifre pode resolver o mistério da extinção dos dinossauros

12 de julho de 2011
Um pequeno chifre fossilizado, descoberto em um local incomum, pode acabar com a polêmica sobre a causa do desaparecimento dos dinossauros há 65 milhões de anos, que há três décadas divide os partidários de diversas teorias. Segundo um estudo publicado nesta terça-feira na revista Biology Letters da Royal Society britânica, a presença deste chifre de dinossauro em uma camada das colinas do estado de Montana, nos Estados Unidos, sugere uma brusca mudança climática provocada pela queda de um asteróide na Terra.
Durante muito tempo, o desaparecimento dos dinossauros foi um mistério que deu lugar a diversas especulações. Os especialistas se limitavam a afirmar que seus fósseis abundam na era mesozóica (-248 a -65 milhões de anos), mas que não são encontrados outros rastros nas rochas mais recentes. Em 1980, vários cientistas da Universidade da Califórnia, liderados por Luis Alvarez e seu filho Walter, descobriram que uma camada de argila de 65 milhões de anos continha uma forte taxa de irídio, um metal muito raro e quase ausente da superfície da Terra, mas presente nos meteoritos.
Para os pesquisadores, era um sinal de um impacto da colisão com a Terra de um grande objeto vindo do espaço, que teria provocado uma catástrofe ecológica que apagou bruscamente os dinossauros do planeta, assim como diversas espécies animais e vegetais. Em março de 2010, 41 pesquisadores apontaram como causa um asteróide de 15 km de diâmetro que caiu em Chicxulub, na província mexicana de Yucatán, atingindo a Terra com uma potência fenomenal. A teoria, muito polêmica no início, foi alimentada mais tarde por diversos estudos, que não convenceram os defensores da principal teoria adversa.
Embora estes especialistas não neguem a queda do asteróide, consideram que esta extinção massiva está vinculada a fenômenos vulcânicos muito mais antigos, cuja origem encontra-se na atual Índia. Após 1,5 milhão de anos, estas erupções teriam desembocado no mesmo resultado que o asteróide: um lento esfriamento e depósitos de irídio ou de outros minerais raros. Segundo alguns cientistas, a população de dinossauros já teria desaparecido antes da queda deste asteróide no Yucatán. A prova seria a existência de uma camada de três metros nos sedimentos geológicos anteriores ao período do meteorito, no qual jamais foram descobertos fósseis de dinossauros.
Mas agora a equipe dirigida por Tyler Lyson, da Universidade de Yale, encontrar o chifre frontal de um ceratops 13 cm abaixo do limite geológico que marca o início do episódio da queda do meteoro. "A localização deste dinossauro demonstra que não existe um "vazio de três metros" no Cretáceo e é incompatível com a hipótese segundo a qual os dinossauros (...) desapareceram antes do impacto" do asteróide, conclui o estudo do professor Lyson. No entanto, a polêmica não está definitivamente enterrada. Os geólogos que descobriram este chifre reconhecem que não podem explicar a ausência total de fósseis em uma camada de sedimentos de 125 cm depositada imediatamente após a queda do asteróide.
 
Fonte:

Homem de Neandertal comia mariscos há 150 mil anos, diz estudo

15/09/2011 - 15h58


DA FRANCE PRESSE
Assim como o Homo sapiens, o homem de Neandertal comia mariscos há 150 mil anos. O estudo é de autoria de cientistas espanhóis após terem descoberto restos de conchas em uma caverna no sul da Espanha.
Segundo o grupo de pesquisa, chefiado por Miguel Cortes Sánchez da Universidade de Sevilha, as conchas encontradas durante escavações em uma caverna em Torremolinos (sul do país) é cem mil anos anterior à última prova que se tinha de que o homem de Neandertal comia mariscos.
As ferramentas de pedra e os restos de conchas que estavam na caverna de Bajondillo foram decisivos, explicou o estudo, publicado na edição on-line da ONG Public Library of Science.
No caso do Homo sapiens, a prova mais antiga existente de que ele comia mariscos, em Pinnacle Point (África do Sul), data de 164.000 anos. Os dois conviveram durante parte da evolução.
"Muitos cientistas argumentam que a cata de mariscos é um dos comportamentos que define os humanos modernos e, em certa medida, é uma vantagem adaptativa que permitiu que o Homo sapiens se expandisse", afirmou Francisco Jiménez Espejo, membro do Conselho Superior de Pesquisas Científicas.
"Mas esta pesquisa demonstra que, no mesmo momento, o Homo sapiens do sul da África e o Homo neanderthalensis estabelecido no sul da Península Ibérica aproveitavam estes recursos", ressaltou.
Fonte:Folha.com

Pegadas revelam 12 tipos de dinossauro em serra peruana

03 de setembro de 2011
A província de Huari, perto da Cordilheira Blanca, na serra central do Peru, foi habitada há 125 milhões de anos por pelo menos 12 tipos de dinossauros, cujas pegadas ficaram impregnadas a 4,8 mil m de altitude, explicou o paleontólogo Carlos Vildoso em entrevista publicada neste sábado em Lima.
"Todos falam da extinção dos dinossauros, mas também houve fatos ao longo da era Mesozoica que foram determinando a vida no planeta", declarou Vildoso ao jornal El Comercio. Segundo o encarregado destas descobertas, ali foram "encontradas mostras que há um período no Cretácio no qual o oxigênio desaparece".
Em Huari se encontraram desde 2005, quando se descobriram as primeiras, pelo menos 12 formas diferentes de pegadas, entre as quais há dinossauros carnívoros (terópodos, carnossauros e celurossauros), além de herbívoros com pescoço longo e os que eram dotados de bico, segundo o jornal.
"O estudo se centrou em 40 km da estrada Conococha a Yanacancha e só nessa região já foram encontrados restos valiosos", acrescentou Vildoso. O especialista explicou que essa região peruana rodeada por neve era, segundo as evidências, uma floresta tropical e que "ao percorrerem (os dinossauros) este terreno de barro, as pegadas ficaram gravadas e se fossilizaram"
Vildoso, que trabalhou em estudos similares em outras partes do país, disse que os restos poderiam estar inclusive no campo nevado de Pastoruri, muito visitado por turistas, e que por motivos de mudança climática está perdendo seu volume de gelo. "Agora que a neve está retrocedendo, podem ser observadas com maior clareza, embora ainda seja cedo para afirmá-las", declarou.
 
 Fonte:Terra.com

Penas de dinossauros foram preservadas em âmbar



 
























































15 de Setembro de 2011
Primeiras penas eram encontradas em dinossauros
A revista especializada Science divulgou nesta quinta-feira imagens de estruturas primitivas que podem representar os mais antigos "experimentos" evolucionários que levaram ao aparecimento das penas - chamados pela publicação de "dinoplumas" (os primeiros animais a terem penas eram dinossauros). Segundo os pesquisadores, as penas foram tão bem preservadas que é possível observar "sugestões" das cores que elas tinham.
Segundo o site da publicação, as penas primitivas (chamadas pelos cientistas de protopenas) foram encontradas presas em âmbar - que preservou as estruturas. O paleontólogo Ryan McKellar, da Universidade de Alberta (Canadá) as encontrou ao explorar os depósitos dos museus canadenses.
McKellar estudou mais de 4 mil peças de âmbar, descobriu 11 que continham as estruturas e encontrou, em algumas, muitas similaridades com as penas modernas - como pequenos filamentos parecidos com os encontrados nas aves contemporâneas.
Por outro lado, outras estruturas não lembram em nada as criaturas que vivem hoje. O paleontólogo afirma que algumas têm filamentos minúsculos, com cerca de 16 micrômetros (o tamanho dos mais finos fios de cabelo humano) regularmente espaçados. Eles não têm paredes celulares - o que indica que não são plantas nem fungos. Em nível microscópico, também são diferentes dos pelos de mamíferos. "Nós não temos certeza do que (essas estruturas) são, mas temos bastante certeza do que elas não são", diz o pesquisador. McKellar diz que podem ser protopenas, já que lembram estruturas carbonizadas encontradas em alguns fósseis chineses preservados em sedimentos.
O ornitólogo Richard Prum, da Universidade de Yale - não envolvido diretamente com a pesquisa -, afirma à Science que McKellar e seus colegas apresentaram "uma excitante e ampla amostra de penas". Contudo, ele diz que é difícil afirmar que algumas das estruturas são protopenas, já que faltam alguns detalhes característicos - como um pequeno pedaço de osso ou uma amostra de pele, o que deixa a possibilidade de que elas não sejam relacionadas aos dinossauros. As amostras, inclusive, podem estar relacionadas a algo totalmente desconhecido que não havia sido preservado em fósseis anteriormente.
Dinossauros com penas
O dinossauro mais antigo com penas conhecido é o Anchiornis huxleyi, que viveu entre 151 milhões e 161 milhões de anos atrás no que hoje é o nordeste da China. Acredita-se que ave mais antiga foi o Archaeopteryx, que viveu onde hoje é a Alemanha há cerca de 150 milhões de anos.
 
Fonte:Terra .com

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CULTO À IMAGENS

Até o tempo de São Jerônimo,400 anos depois de Cristo,não se falava em imagens e não se conhecia imagens nas igrejas cristã.Todos os chamados pais da igreja,Arnóbio,Orígenes,Agostinho,Jerônimo,Ambrósio,Atanásio,Júlio,Africano,e outras colunas do cristianismo dos primeiros séculos,bem como no mínimo três concílios condenaram como idolatria e culto pagão,contrários aos mandamentos de Deus,a prática das imagens nas igrejas cristãs.

Início da idolatria:

Gênesis 35:4,E,então deram a Jacó todos os deuses estrangeiros que tinham em mãos,e as argolas(brincos) que lhes pendiam das orelhas;e Jacó os escondeu embaixo do carvalho que está junto de Siquém.Os deuses estrangeiros eram todas as formas de imagens,relíquias e coisas bizarras.
Êxodo.32:1-10,relata a história do”Bezerro de Ouro” que Arão fez para os Israelitas adorarem.Arão,recebendo-as das suas mãos,trabalhou o ouro com buril(instrumento com ponta de aço,para cortar e gravar em metal)e fez dele um bezerro de ouro fundido.Então,disseram:São estes,ó Israel,os teus deuses,que te tiraram da terra do Egito...
Levítico.26:1,Não fareis para vos outros ídolos,nem levantareis imagem de escultura nem coluna,nem poreis pedra com figuras na vossa terra,para vos inclinardes a ela,porque eu sou o Senhor,vosso Deus.

Números.21:8,Disse o Senhor a Moisés:Faze uma serpente abrasadora,põe-na sobre uma haste,e será que todo mordido que a mirar(olhar diretamente a ela)viverá.Com o passar do tempo muitos israelitas começaram a adorar essa serpente de bronze;e no reinado do Rei Ezequias Deus mandou remover os altos,e quebrar as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo;e fez em pedaços a”Serpente de Bronze”que Moisés fizera,porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã,IIReis.18:4.Neustã em hebraico significa:”Pedaço de Bronze”

Deuteronômio.4:15-19;23:;Para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolos,semelhança de homem ou de mu

Lher,semelhança de algum animal que há na terra,semelhança de algum volátil que voa pelos céus,guarda-te não levantes os olhos para os céus e vendo o sol,a lua e as estrelas,a saber,todo o exército dos céus,sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles,cousas que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus,guardai-vos,não vos esqueçais da aliança do Senhor vosso Deus feita convosco,e vos façais alguma imagem esculpida,semelhança de alguma coisa que o Senhor vosso Deus vos proibiu.
Salmos.106:36-37,Deram culto a seus ídolos,os quais se lhes converteram em laço,pois imolaram seus filhos aos demônios.
Salmos.115:3-8,No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada,prata e ouro são ídolos deles,obra das mãos de homens,tem boca e não falam;tem olhos e não vêem,tem ouvidos e não ouvem,tem nariz e não cheiram,suas mãos não apalpam,seus pés não andam,som nenhum lhes sai da garganta.Tornem-se semelhantes a eles os que fazem e quantos neles confiam.
Salmos.135:15-17,Os ídolos das nações são prata e ouro,obra das mãos dos homens,tem boca e não falam,tem olhos e não vêem,tem ouvidos e não ouvem;pois não há alento de vida em sua boca.
Daniel.3:18,Se não,fica sabendo,ó rei,que não serviremos a teus deuses,nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.
Isaías.42:8,Eu sou o Senhor,este é meu nome;a minha gloria,pois não a darei a outrem,nem a minha honra,às imagens de esculturas(grifo acrescentado).
Isaías.44:9-20,Todos os artífices de imagens de escultura são nada,e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo(valor),eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem,nem entendem,para que eles sejam confundidos.Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura,que é de nenhum préstimo(valor)? Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos,pois os mesmos artífices não passam de homens;ajunte-se todos e se apresentem,espantem-se e sejam,à uma,envergonhados.O ferreiro faz o machado,trabalha nas brasas,forma um ídolo a martelo e forja-o com a força de seu braço;ele tem fome,e a sua força falta,não bebe água e desfalece.O artífice em madeira estende o cordel e,com lápis,esboça uma imagem;alisa-o com plaina,marca com o compasso e faz à semelhança e beleza de um homem(ou mulher),que possa morar em uma casa.Um homem corta para si cedros,toma um cipreste ou um carvalho,fazendo escolha entre as árvores do bosque;planta um pinheiro,e a chuva o faz crescer.Tais árvores servem ao homem para queimar;com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão;e também faz um deus e se prosta diante dele,esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela.Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer;assa-a e farta-se;também se aquenta e diz:Ah!Já me aquento,contemplo a luz,então,do resto faz um deus,uma imagem de escultura;;ajoelha-se diante dela,prostra-se e lhe dirige a sua oração,dizendo:Livra-me,porque  tu és o meu deus.Nada sabem,nem entendem;porque se lhes grudaram os olhos,para que não vejam,e o seu coração já não pode entender.Nenhum deles cai em si,já não há conhecimento nem compreesão para dizer:Metade queime e cozi pão sobre as suas brasas,assei sobre elas carne e a comi;e faria eu do resto uma abominação?Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore?Tal homem se apascenta de cinza;o seu coração enganado o iludiu,de maneira que não pode livrar a sua alma,nem dizer:Não é mentira aquilo em que confio?
Jeremias.10:3-6,Porque os costumes dos povos são vaidades;pois cortam do bosque um madeiro,obra das mãos do artífice,com machado,com prata e ouro o enfeitam,com pregos e martelos o fixam,para que não oscile.Os ídolos são como um espantalho em pepinal e não podem falar;necessitam de quem os leve,portanto não podem andar.Não tenhais receio deles,pois não podem fazer mal,e não está neles o fazer o bem.
Jeremias.16:20,Acaso,fará o homem para si,deuses,que de fato não são deuses?
Na lição 17,o Catecismo Católico Romano de Baltimore,define as imagens como Estátuas e Quadros e Relíquias como parte dos corpos dos santos ou objetos que eles usaram.O Ran Don House Dictionary of the English Language define venerar como tendo origem em uma palavra latina que significa:Reverenciar,adorar.A veneração de acordo com o Dicionário Webster é:Um ato que expressa adoração.
Os primeiros cristãos deixaram testemunhos da sua fé por meio de imagens que até hoje se conservam nas catacumbas.As suas representações,principalmente pictóricas(pinturas),incluíam episódios da Bíblia,símbolos como peixe,do grego(Ychthys),acrônimo de(Iesous),Christos,Theou Hyous Soter=Jesus Cristo,Filho de Deus,Salvador.Contudo,não existe evidências de que existisse algum tipo de culto para com tais imagens recordatórias.Venerar as imagens sagradas se desenvolveu gradualmente no seio da igreja Católica Romana 1.O culto de imagens...foi uma das corrupções do cristianismo que se insinuaram na igreja furtivamente e quase sem serem notadas nem observadas.Esta corrupção,semelhante a outras heresias,não se desenvolveu de pronto(imediato),pois que em tal caso teria encontrado decidida censura e reprovação.Antes,começando sob um belo disfarce,tão gradualmente foi uma prática introduzida após outra em conexão com a mesma,que a igreja se tornou profundamente embebida no costume da idolatria,não somente sem qualquer oposição eficaz,mas quase sem qualquer decidida admoestação;e quando,finalmente fez um esforço para desarraiga-la,verificou-se que o mal estava muito profundamente fixo para se admitir a sua remoção.Deve ser atribuído à tendência idolátrica do coração humano,e à propensão deste para servir à criatura mais do que o Criador(Rom.1:25).As imagens e quadros,foram a pricípio introduzidos nas igrejas,não para serem adorados,mas antes em lugar dos livros,a fim de darem instrução àqueles que não sabiam ler,ou excitar devoção no espírito de outros.Até que ponto corresponderam a tal propósito,é duvidoso;mas concedendo,embora,que este fosse o caso por algum tempo,logo deixou de ser assim,e notou-se que os quadros e imagens obscureciam a mente dos ignorantes em vez de esclarecer,degradavam a devoção do adorador em lugar de a exaltar.Assim é que por mais que tivessem sido destinadas a dirigir a mente dos homens a Deus,acabaram por desviá-la dEle para o culto das coisas criadas2.Apesar de toda orientação da palavra de Deus sobre a idolatria,a 7° sessão do segundo concílio de Nicéia,,em 787,oficializou o uso e veneração das imagens nas igrejas.No Dicionário Aurélio o significado de Venerar é:”Cultuar e Adorar”.Não resolve nada a diferença que o jesuitismo criou depois,querendo fazer distinção entre”Latria”e”Hyperdulia”.
Significado de Latria:
R.”Adoração dada a Deus”.
Hyperdulia
R.”Veneração devotada a Maria,mãe de Jesus.Mas eles omitiram a”Dulia”.
Significado de”Dulia”:
R.”Veneração voltado aos santos”.
A idolatria é o culto de adoração que se presta a uma criatura,tributando-lhe a honra que é devida só a Deus.A idolatria para cristãos está inclusa nos chamados pecados de superstição.A igreja Católica Romana é famosa na devoção a seus santos,e principalmente a Maria.As igrejas Ortodoxas também veneram imagens de seus santos e tem alguma forma de canonização de santos 3.Ocorre que aos poucos anos,depois em 794,o concílio de Frankfurt,condenou esse dogma do concílio de”Nicéia”,admitindo incorreto esse culto.Esta decisão foi confirmada pelos Bispos do império franco(Áustria,Nêustria e Burgúndia),em 824,que pronunciaram-se a respeito dos absurdos(ábsona)do Papa Adriano,que no dizer deles,determinara(pela ratificação da decisão de Nicéia)uma adoração supersticiosa das imagens 4.
Na igreja do Oriente,bem como entre os imperadores orientais,também houve muita controvérsia e tomada de medidas antagônicas com referência às imagens:Em 726,Leão III,proibiu a sua adoração,ordenando que elas fossem retiradas das igrejas e destruídas.Para apoiar sua ação,realizou-se o concílio de Constantinopla em 754,que igualmente proibiu a adoração de imagens.Em 787,a imperatriz Irene,convocou o concílio de Nicéia,que se declarou a favor das imagens nas igrejas,como visto,e aí permaneceram até que o imperador Leão V(813-820)as mandou retirar,proibindo a sua adoração.Esta segunda proibição,porém,somente durou até o ano 842,quando a regente Teodora as fez repor nas igrejas.Desde então elas tem sido conservadas nas igrejas(orientais)sem a menor oposição.Também,um concílio de Bispos alemães condenou no ano 794,a adoração das imagens 5.
Obs.Depois de todas essas controvérsias e reiteradas posições contra a adoração de imagens,o clero católico continua a conduzir o povo a essa forma de culto.
Mais um exemplo de falsificação das Escrituras é o fato da adulteração dos “Dez Mandamentos”:
O concílio de Trento,em 1547,fez expedir um Catecismo que até hoje vigora,no qual teve a audácia de adulterar substancialmente os”Dez Mandamentos”,especialmente para suprimir a parte que contém a proibição da idolatria,como de fato suprimiu.O”Catecismo Romano” retirou,arrancou fora da Bíblia o segundo mandamento e,para não deixar apenas nove,dividiu o décimo em dois 6.
I)Mandamento:Amar a Deus sobre todas as coisas
II)Mandamento:Não tomar seu santo nome em vão
III)Mandamento:Guardar domingos e festas
IV)Mandamento:Honrar pai e mãe
V)Mandamento:Não matar
VI)Mandamento:Não pecar contra a castidade
VII)Mandamento:Não furtar
VIII)Mandamento:Não levantar falso testemunho
IX)Mandamento:Não desejar a mulher do próximo
X)Mandamento:Não cobiçar as coisas alheias.

Vamos examinar a Lei de Deus
1°)Mandamento:Não terás outros deuses diante de mim
2°)Mandamento:Não farás para ti imagens de esculturas,nem alguma semelhança de que há em cima do céu,nem embaixo da terra.Não te encurvarás a elas nem as servirás;porque eu o Senhor teu Deus...
3°)Mandamento:Não tomarás o nome do Senhor em vão;porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão
4°)Mandamento:Lembra-te do dia do Sábado para santificar.Seis dias trabalharás e fará toda a tua obra,mas o Sétimo dia é o Sábado do Senhor Deus,não farás nenhuma obra...
5°)Mandamento:Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá
6°)Mandamento:Não matarás
7°)Mandamento:Não adulterarás
8°)Mandamento:Não furtarás
9°)Mandamento:Não dirás falso testemunho contra o teu próximo
10°)Mandamento:Não cobiçarás a casa do teu próximo,não cobiçarás a mulher do teu próximo,nem o servo,nem sua serva,nem o seu boi,nem o seu jumento,nem coisa alguma do teu próximo.
Notaram a diferença?Os Mandamentos da Lei de Deus foram escritos pelo próprio dedo de Deus!Veja em Êxodo.31:18,e os mandamentos do Catecismo Romano foram escritos pelas mãos dos homens em 1547,pela igreja Católica Romana.Pegue um Catecismo Romano e abra-o onde fala sobre os”Dez Mandamentos”.Não existe no Catecismo Romano  que diz:”Não farás para ti imagens de esculturas,nem semelhança alguma do que há em cima nos céus,nem embaixo na terra...não as adorarás,nem lhes darás culto.
Veja só o que diz o”Cardeal Newman”, sobre imagens e outras superstições que a igreja Católica ensina:
Ele admite que templos,incenso,lamparinas,oferendas de agradecimentos,água benta,dias santos e períodos de devoção procissais,bênçãos campal,vestimentas sacerdotais,o corte circular do cabelo de padres,monges e freiras,”Imagens”,são oriundos de”Origem Pagã”7.
A quem realmente devemos adorar?
“Ouve,Israel,o Senhor,nosso Deus,é o único Senhor”!
Deuteronômio.6:4.
“Ao Senhor,teu Deus,adorarás,e só a ele darás culto”!
Mateus.4:10.

Elaborado por:José Oliveira da Silva.

Referências Bibliográficas:
1-S.V.Image,Veneration of.em the Catholic Encyclopedia,volume:VII,1916
2-J.Mendhan,the Seventh General Concil,the Second of  Nicea,introdução,págs.III e IV,e o livro “O Grande Conflito”de Ellen Goud White,págs.685 e 686,edição de 1988 da”Casa Publicadora Brasileira da”IASD”.
3-Oxford Dictionary of the Cristian Church.2nd,Ed.editado por:F.L Cross & E.A Linvingstone,Oxford Univ.Press.1983,págs.430
4-Mansi,Concil.XIV,415 e seg.in o Papa e o Concílio,pág.401
5-O Cristianismo através dos séculos,H.H.Muirhead,4° edição,volume.01,pág.172 e 173;vide também Catolicismo Romano,Loraine Boettner,imprensa Batista regular,SP,1985,pág.227
6-Catecismo Romano,edição oficial de 1930,pág,09
7-Livro o”Desenvolvimento da Religião Cristã”,pág.359

15/09/2011.


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Não Exponha Seu Corpo

Escrito por PortalNatural

Expor seu corpo pode produzir atração física. Mas você quer amor ou sexo?
Vamos pensar num assunto difícil de ser modificado pelas pessoas, mais jovens do que idosos, mas também por parte de pessoas de mais idade. Reflita sobre o que aqui será exposto e tenha coragem de mudar, se necessário, o que você tem feito quanto à exposição do seu corpo. Não tenha medo de críticas.
Um corpo bonito é bonito. Um corpo bonito, um rosto bonito, atrai a vista, são agradáveis de ver, mas não devemos nos esquecer de que o corpo é o sustentáculo da mente, e é na mente onde encontramos as maiores expressões da pessoa. Muitas pessoas bonitas de corpo e de rosto se sentem péssimas quanto a si mesmas, talvez até porque a família, amigos, etc. sempre elogiavam e exaltavam os aspectos físicos desta pessoa que aprendeu que o maior valor dela estaria nas características físicas. Ela mesma pode ter crido nisto e passado a viver de acordo com esta crença (falsa) e, assim, ter impedido o crescimento interior, de sua pessoa. E tal impedimento, com freqüência, gera problemas emocionais muitas vezes complicados e produtores de muito sofrimento pessoal.
Parece que a motivação principal para alguém expor seu corpo é tanto o prazer de mostrar-se quanto o desejo de ser aceito e amado. Gostar do belo não é o problema aqui. Vemos na criação na Natureza o belo como presente sempre. Belo do ponto de vista funcional, estrutural, fisiológico, nutricional, anatômico, arquitetônico, estético, etc. Então, desejar o bonito é saudável, está de acordo com o pensamento do Grande Projetista Criador do Universo. Problemas começam a surgir quando o desejo pelo belo começa a tornar-se obsessivo, ocupando o lugar de necessidades vitais do indivíduo, como saúde, segurança, relacionamentos humanos funcionais (equilibrados), paz interior.
Gostaria de focar meus comentários agora sobre a exposição do corpo por parte das mulheres. Parece que as jovens mulheres (e outras não tão jovens) expõem seu corpo através de roupas sensuais como uma forma de obter atenção, prazer pessoal, compensação de possíveis carências emocionais que por razões variadas levam tais pessoas a crerem que isto (expor o corpo) produzirá satisfação interior e resolução de tais carências, o que não acontece. Ou fazem isto porque afirmam que se sentem bem consigo mesmas expondo o corpo publicamente. Sentir bem não quer dizer saúde. Você pode sentir-se bem após um cigarro de maconha e contudo está intoxicando-se. Pode sentir-se bem após horas no sol por obter um bronzeado na pele e no entanto está correndo risco de um câncer de pele ou envelhecimento precoce da pele.
Quando uma mulher usa roupas sensuais na intenção de obter a atenção e o afeto de um homem, o que provavelmente ela obterá dele será a atração física. E poderá ser só isto. Pode ser que um homem que se sentiu atraído por uma mulher por causa do corpo dela, desenvolva afeto real por ela, mas isto não é nenhuma garantia. As mulheres que desejam ter relacionamentos afetivos duradouros, felizes, precisam pensar nisto e entender isto para evitar caírem nesta armadilha tão comumente usada que produz tantas histórias difíceis e dolorosas.
Diariamente escutamos relatos de crianças sem pai por causa de gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, infidelidades, frustração seguida de depressão, tentativas de suicídio, surgimento de dependência química, incluindo o alcoolismo, dependência de medicamentos, etc. Tudo porque uma mulher usando uma roupa sensual atraiu a atenção de um homem. Ele confundiu amor com atração física, passou para ela a idéia de que a amava, quando gostava é do corpo dela e do que ele proporcionava para o indivíduo, e ela se deixou levar por esta fantasia, pensando que era afeto real e maduro.
Se você, mulher, usa roupas sensuais desejando conseguir a atenção masculina para a obtenção do amor, mude de estratégia. Não exponha seu corpo. Proteja a si mesma de frustrações evitáveis. Cuide bem de seu corpo, alimente-se corretamente, pratique exercícios físicos, mantenha peso normal, cuide bem de sua higiene e aparência pessoal, permita ao seu corpo o descanso necessário, mas evite expor o mesmo indevidamente, sensualmente em público. Ter pudor é ter maturidade e saúde. Não é ser careta. É saber preservar-se como ser humano. O afeto verdadeiro e gratificante por uma mulher da parte de um homem saudável mentalmente ocorrerá dependendo das características de personalidade, da forma como é manifesto o temperamento, da firmeza de caráter dela. Se o homem for mau caráter, ou um compulsivo sexual, um libertino, ou imaturo, nestes casos, só interessa mesmo a ele o que tem que ver com prazer visual e físico. Ele não sabe amar maduramente. Pelo menos ainda não sabe.
O que você quer? Que alguém se aproxime de você afetivamente com sincero interesse pela sua pessoa, ou por causa do seu corpo? O que deve ser exposto para surgir o amor maduro é um caráter saudável e não um corpo mesmo que bonito e atraente.
04/10/2008

Copyright © 2002-2010 PortalNatural. Todos os direitos reservados. | Desenvolvimento: Pablo Seidel.
O Portal Natural é um ministério de apoio à Igreja Adventista do Sétimo Dia.